O Avivamento

O Avivamento

 O Avivamento 

 

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista. 

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível. ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

O AVIVAMENTO (INTRODUÇÃO)

→ AVIVAMENTO é AMAR AO PRÓXIMO, pois quem ama ao próximo passou da morte para a VIDA (1João 3:14)

→ AVIVAMENTO é VIVER em ESPÍRITO (Gálatas 5:25 - Gálatas 5:16), que é ter uma vida, apresentando o FRUTO do Espírito, que é "amor (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade), benignidade (ser amável), bondade, fidelidade, mansidão" e "domínio próprio (temperança) (Gálatas 5:22);

*****     *****     *****     *****     *****     *****     *****     *****     *****

[1] A ideia de "AVIVAMENTO" tem a ver com "TER VIDA" e, assim sendo, AVIVAMENTO é o mesmo que VIVER EM ESPÍRITO (Gl 5:25 - Gl 5:16), que é ter uma vida, apresentando o Fruto do Espírito: amor (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade), benignidade (ser amável), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (temperança) (Gl 5:22);

[2] Em NENHUMA parte da Escritura, a ideia de "AVIVAMENTO" é associada com "o ter dons espirituais", pois, embora os coríntios tivessem TODOS os dons espirituais (1Co 1:7), tais como “interpretação de línguas, línguas, discernimento de espíritos, profecias, milagres, curas e até “conhecimento e sabedoria” (1Co 12:4-11), mesmo assim, os coríntios NÃO VIVIAM EM ESPÍRITO ainda, mas, pelo contrário, ainda  sim, ainda eram "crentes carnais", "crianças em Cristo" (1Co 3:1-4 – 1Co 5:1,2); a ideia de AVVAMENTO também NUNCA é associada com a prática de "dizer glória a Deus e aleluia em voz alta", ou com a prática de "bater palmas", etc. 

[3] Considerando que a ideia de "AVIVAMENTO" seja o mesmo que VIVER EM ESPÍRITO (Gl 5:25 - Gl 5:16), que equivale a APRESENTAR O FRUTO DO ESPÍRITO (Gl 5:22), concluímos que mesmo alguém que não canta, que não fala em línguas, que não diz glória a Deus e aleluia em voz alta, que não bate palma, etc, poderá ser uma pessoa "AVIVADO", caso VIVA NO ESPÍRITO (Gl 5:22) e, da mesma forma, SE a pessoa NÃO VIVE NO ESPÍRITO, ou seja, SE a pessoa NÃO apresenta o FRUTO DO ESPÍRITO (Gl 5:22), MESMO QUE tal pessoa fale em línguas, cante, bata palma, diga glória a Deus e aleluia em voz alta, MESMO ASSIM, tal pessoa NÃO será uma pessoa "AVIVADA" (1Co 3:1-4 – 1Co 5:1,2)!

 

O Avivamento da Obra de Deus    

[4] No livro de Habacuque, encontramos o termo "AVIVAR A OBRA", mas, nessa passagem, esse "avivamento" tem o sentido de “REALIZAÇÃO DE UMA DISCIPLINA sobre Israel e Judá”. Deus revelou ao profeta Habacuque que realizaria uma obra (Hc 1:1 – Hc 1:5,6); essa obra era uma disciplina, com a qual Deus usaria os caldeus (babilônios), para castigarem o povo de Israel e Judá (Hc 1:5,6 – Hc 1:12).

[5] Habacuque pediu a Deus que avivasse (realizasse) essa obra (disciplina) revelada, a fim de que o povo de Israel e Judá fosse disciplinado (Hc 3:2 – Hc 1:12), mas pede que Deus tenha misericórdia (Hc 3:2).

[6] Embora Habacuque soubesse que Israel NÃO seria destruído (Hc 1:12), ele chama esse momento de disciplina de “dia da angústia” (Hc 3:16).

[7] Deus disciplina todos os seus filhos (Hb 12:6,7,8), ou seja, Deus realiza (aviva) essa obra disciplinadora em todos os seus filhos.

Habacuque 1:5,6

5. Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque REALIZO, em vossos dias, OBRA TAL, que vós não crereis, quando vos for contada.

6. Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.

 

 

Habacuque 1:12

12. Não és tu desde a eternidade, ó Senhor, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó Senhor, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina.

 

Habacuque 3:2

2. Tendo ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; AVIVA A TUA OBRA, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.