A Liderança na Igreja

A Liderança na Igreja


A Liderança na Igreja

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

[1] Existem passagens que mostrarm que há uma LIDERANÇA na IGREJA (grupo de pessoas) (Hb 13:7 - Hb 13:17); veja as características dessa LIDERANÇA:

(a) Devemos OBEDECER a essa LIDERANÇA, SOMENTE, SE essa liderança trouxer/ensinar a Palavra de Deus (Hb 13:7 - Hb 13:17), SOMENTE, SE essa lideraça OBEDECER a Deus (At 5:27-29), SOMENTE, SE essa liderança IMITAR a Cristo (1Co 11:1).

(b) Essa liderança NÃO deve ser DOMINADORA, NÃO dever DOMINAR os irmãos (Mt 20:25-28).

(c) O LÍDER (ou outro ser humano) NÃO deve ser chamado de PAI, nem de MESTRE (Mt 23:8-11). 

Mateus 20:25-28 - 25. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 26. NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27. E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28. Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.  

 
Mateus 23:8-11 - 8. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. 9. E A NINGUÉM NA TERRA CHAMEIS VOSSO PAI, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. 10. NEM VOS CHAMEIS MESTRES (G2519 kathegetes), porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. 11. O maior dentre vós será vosso servo.
 
 
Atos 5:27-29 - 27. E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E O SUMO SACERTE OS INTERROGOU,
28. Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
29. Porém, respondendo PEDRO E OS APÓSTOLOS, DISSERAM: MAIS IMPORTA OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS.

[2] PERGUNTA: MAS quem são esses LÍDERES?

RESPOSTA: SER LÍDER (proistemi G4291 = liderar) é um DOM (CHARISMA G5486)(Rm 12:6-8); um LÍDER na igreja DEVE trazer/ensinar a Palavra de Deus (Hb 13:7 - Hb 13:17), portanto, é ÓBVIO que um LÍDER deve ter CONHECIMENTO, a fim de ORIENTAR os liderados para o SUCESSO (boa obra)!  Há passagens que citam pessoas que, devido ao dom que recebem, devem, OBVIAMENTE, ter BOM CONHECIMENTO da Escritura, a fim de ORIENTAR outras pessoas para a BOA OBRA (sucesso); veja alguns DONS abaixo:

 

 

PASTOR, BISPO, PRESBÍTERO

Biblicamente falando, entende-se que os termos PASTOR, BISPO e PRESBÍTERO não significam a mesma coisa!


1. PASTOR: Ser PASTOR (pastor de pessoas) é uma “escolha divina (concessão divina)”, pois é Jesus quem CONCEDE (didomi G1325) alguém para ser PASTOR (Efésios 4:11) e entende-se que essa “concessão” seja um DOM (presente)(DOMA G1390) dado por Jesus, após ele ter subido... aos céus (Efésios 4:8-11);


***Considerando que alguém possa ter essa CONCESSÃO divina de ser PASTOR de pessoas, NÃO importa se os outros a reconheçam ou não! O que importa é cuidar das pessoas, independente de TÍTULOS ou reconhecimento!


2. BISPO: A palavra "bispo" significa "SUPERVISOR (grego: episkopos)"; com relação ao ser BISPO (supervisor), existe (a) a "escolha divina (colocação divina)(tithemi G5087)" (Atos 20:28) e existe (b) a “escolha humana (colocação humana)”, pois há o registro de o apóstolo Paulo orientando Tito (Tito 1:5) a COLOCAR (kathistemi G2525) pessoas mais velhas (presbiteros G4245) (Tito 1:5), para serem BISPOS (supervisores) (epyskopos G1985) (Tito 1:7); embora o BISPO (supervisor) deva PASTOREAR (Atos 20:28) NÃO significam o mesmo, embora esses dois aspectos estejam diretamente relacionados entre si!

 

Reflexão: Veja que é possível que uma pessoa tenha o TÍTULO humano de bispo ou pastor, MAS sem que tenha “o dom” de ser bispo ou pastor, ou seja, sem a CONCESSÃO divina! Assim como é possível que alguém tenha “o dom” de ser bispo ou pastor (CONCESSÃO divina), porém, SEM que tenha NENHUM “título humano”!


***Considerando que alguém possa ter essa CONCESSÃO divina de ser BISPO (supervisor) (Atos 20:28), NÃO importa se os outros a reconheçam ou não! O que importa é cuidar das pessoas, independente de TÍTULOS ou reconhecimento!


Com relação à escolha HUMANA para ser bispo (supervisor), é necessário que a pessoa queira ser bispo (1Timóteo 3:1), é necessário que a pessoa seja escolhida (colocada) por alguém (escolha humana) (Tito 1:5-7) e, para isso, precisa ser aprovada em um CRITÉRIO RIGOROSO de comportamento (1Timóteo 3:1-7 – Tito 1:7-9);


Mesmo que a pessoa queira ser bispo (supervisor) e mesmo que a pessoa seja escolhida (escolha humana) para ser bispo, mesmo assim, tal escolha pode ser EQUIVOCADA e, por isso, entende-se que, se tal pessoa que foi escolhida (escolha HUMANA) para ser bispo (supervisor) mostrar que não tem qualificação para ser bispo (supervisor), por ensinar ERRADO ou ser mau exemplo, basta não o considerarmos mais como bispo (supervisor).


3. PRESBÍTERO: A palavra "presbítero" vem do grego e significa "MAIS VELHO"; embora o apóstolo Paulo tivesse orientado Tito a escolher PRESBÍTEROS (homens mais velhos) (Tito 1:1-5), para serem BISPOS (supervisores) (Tito 1:5-9), NEM todos os PRESBÍTEROS (mais velhos) eram SUPERVISORES (bispos) (Atos 14:19-23 – Tito 1:5-9) e PRESBÍTERO não significa necessariamente IDOSO, pois, na parábola do filho esbanjador (pródigo), o filho mais novo (o esbanjador) é o NEOTEROS e o filho MAIS VELHO é o PRESBÍTEROS e perceba que o filho MAIS VELHO (PRESBITEROS), obviamente, NÃO era idoso/ancião AINDA (Lucas 15:25)!

 

 

 

  

(a) ENSINADOR (G1320 didaskalos): SER ENSINADOR (G1320 didaskalos) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11)(CHARISMA G5486)(1Co 12:4-11); embora exista o DOM de ser ENSINADOR (didaskalos), devemos nos lembrar de que Jesus ensinou que NÃO devemos chamar ninguém de MESTRE (G2519 kathegetes - καθηγητÞς); 

(b) APÓSTOLO/PESSOA ENVIADA: a palavra grega "apóstolo (G652 apostolos)" significa "PESSOA ENVIADA"; ser APÓSTOLO (pessoa enviada) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11); o DOM de ser APÓSTOLO foi dado, após a subida de Cristo aos céus (Ef 4:8-11)

(c) EVANGELISTA/ANUNCIADOR DA BOA MENSAGEM: a palavra grega "evangelho" significa "boa mensagem" e, assim sendo, a palavra "evangelista (G2099 euaggelistes)" significa "ANUNCIADOR DA BOA MENSAGEM"; ser ANUNCIADOR DA BOA NOTÍCIA (evangelista) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11);

(d) PROFETA/ANUCIADOR DA PALAVRA DE DEUS: a palavra "profeta" significa "ANUNCIADOR DA PALAVRA DE DEUS"; ser ANUNCIADOR DA PALAVRA DE DEUS (profeta) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11)(CHARISMA G5486)(1Co 12:4-11).

(e) DIÁCONO/SERVIDOR: a palavra grega "diácono (G1249 diakonos)" significa "SERVIDOR"; a SERVIDORIA é um DOM (CHARISMA G5486)(= DOM de SERVIÇO) (diakonia G1248)(Rm 12:6-8); DE FORMA GERAL, TODOS nós DEVEMOS sermos SERVIDORES (diáconos) de Jesus (2Co 3:6 - Jo 12:26 - 2Co 6:4 - Mt 20:26 - Mt 23:11 - Mc 9:35 - Mc 10:43), inclusive as mulheres (Rm 16:1 - 2Co 3:6), MAS, DE FORMA ESPECÍFICA, ALGUNS de nós recebem o DOM DE SERVIDORIA/SERVIÇO (diakonia)(Rm 12:6-8); a palavra "diakonos" é uma palavra que, no grego, pode ser tanto masculina quanto feminina (comum de doi gêneros), portanto, podendo significar "SERVIDOR/SERVIDORA". 

(f) BISPO/SUPERVISOR, PASTOR: a palavra "bispo" é uma palavra do "LATIM", mas a palavra que aparece nos manuscritos gregos é a palavra "EPISKOPOS", que significa "SUPERVISOR; existe a FUNÇÃO de SUPERVISÃO (episcopado) (1Tm 3:1); o SUPERVISOR (bispo) deve PASTOREAR (cuidar, alimentar) as ovelhas (os irmãos) (At 20:28); SER PASTOR (G4166 poimen)é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11); a passagem em Atos 20:28 faz a conecção entre a palavra BISPO (supervisor) com a palavra PASTOR, dizendo que o BISPO deve PASTOREAR (At 20:28); 

Atos 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos [epikkopous], para apascentardes [poimainein] a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.  

[3] PRESBÍTERO: A palavra PRESBÍTERO significa "mais velho (pessoa mais velha)", também se referindo a MULHER (presbítera) (1Timóteo 5:1,2), mas NÃO significa necessariamente uma "pessoa idosa", pois, na parábola do FILHO PRÓDIGO (= filho esbanjador, gastão), o filho mais novo (o esbanjador) é o NEOTEROS  e o filho MAIS VELHO é o PRESBÍTEROS e perceba que o filho MAIS VELHO (PRESBITEROS) NÃO era idoso/ancião AINDA (Lucas 15:25)!

***Embora Paulo e Barnabé tivessem escolhido "homens mais velhos (= presbíteros)" em cada IGREJA (grupo de pessoas)(At 14:19-23) e, embora Paulo tivesse orientado Tito a escolher "homens mais velhos (= presbíteros)" (Tt 1:1-5), para serem SUPERVISORES (bispos) (Tt 1:5-9), NEM todos os PRESBÍTEROS (mais velhos) eram SUPERVISORES (bispos) (At 14:19-23 – Tito 1:5-9) e o SER PRESBÍTERO (mais velho) NÃO era, necessariamente, um CRITÉRIO, para ser SUPERVISOR (bispo) (Tito 1:7-9); os CRITÉRIOS BÍBLICOS (1Tm 3:1-7 – Tt 1:7-9), para escolher um SUPERVISOR (Bispo), são: 

(a) irrepreensível (Tt 1:7 – 1Tm 3:2);

(b) casado com uma mulher (Tt 1:7 – 1Tm 3:2); 

(c) humilde (não soberbo) (Tt 1:7 – 1Tm 3:6);

(d) calmo (Tt 1:7); 

(e) que chegado à bebida alcoólica (Tt 1:7 – 1Tm 3:2,3); 

(f) não violento (Tt 1:7 – 1Tm 3:3); 

(g) não cobiçoso (ganancioso) (Tt 1:7 – 1Tm 3:3);

(h) hospitaleiro (Tt 1:8 – 1Tm 3:2); 

(i) bondoso (Tt 1:8);

(j) moderado (Tt 1:8 – 1Tm 3:3); 

(k) justo (Tt 1:8); 

(l) santo (Tt 1:8); 

(m) temperante (Tt 1:8); 

(n) firme na Palavra de Deus (Tt 1:9); 

(o) vigilante (1Tm 3:2); 

(p) honesto (1Tm 3:2);

(q) apto para ensinar (1Tm 3:2); 

(r) não briguento (1Tm 3:3); 

(s) sem avareza (1Tm 3:3); 

(t) que governe bem a própria casa (1Tm 3:4); 

(u) dar bom testemunho perante a sociedade (1Tm 3:7). 

[4] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Ser LÍDER (Rm 12:6-8), PASTOR/BISPO (Ef 4:8-11), APÓSTOLO (Ef 4:8-11), EVANGELISTA (Ef 4:8-11), PROFETA (Ef 4:8-11 - 1Co 12:4-11) e DIÁCONO (Rm 12:6-8) são DONS, ou seja, é possível que determinada pessoa tenha UM TÍTULO de líder, pastor/bispo, apóstolo, evangelista, profeta e diácono, MAS que NÃO tenha O DOM de ser líder, pastor/bispo, apóstolo, evangelista, profeta ou diácono. 

[5] Questionar um líder NÃO é rebeldia/insubmissão/desobediência, pois TODOS podem se equivocar, ou seja, por mais que a pessoa seja (a) um incansável trabalhador para Deus, (b) um grande conhecedor da Escritura e (c) bem cuidadosa com os ensinos bíblicos, mesmo assim, tal pessoa pode se equivocar, por isso, TODOS os irmãos em Cristo DEVEM conhecer as Escrituras, para NÃO errarem (Mt 22:29), DEVEM examinar a Escrituras (At 17:10,11), para não serem enganados por Ensinos Falsos, provenientes de Falsos Mestres (2Pe 2:1-3), pois A ÚNICA FONTE de Ensino Espiritual da pessoa que faz parte do Corpo de Cristo é a Escritura (Gl 1:8,9 - 1Co 4:6 - At 17:10,11). 

Autoridade de Ligar e Desligar

[6] Embora Jesus tenha dato ao apóstolo Pedro a AUTORIDADE DE LIGAR E DESLIGAR (Mt 16:18,19), essa "autoridade" NÃO é uma EXCLUSIVIDADE do apóstolo Pedro, pois Jesus deu essa AUTORIDADE pata TODA a igreja (= grupo de irmãos em Cristo) (Mt 18:17-20). 

Mateus 18:15-17 (A Autoridade de Ligar e Desligar) 

[7] Jesus disse que, SE uma pessoa (irmão ou irmã na fé) PECAR (G264 hamartano) contra outra pessoa (também irmão ou irmã na fé), há alguns procedimentos: 

(a) A pessoa ofendida ou prejudicada deve repreender (G1651 elegkho) a pessoa que o ofendeu, EM PARTICULAR (Mt 18:15); 

(b) Caso essa repreensão particular, NÃO solucione o caso, a pessoa ofendida deve apresentar TESTEMUNHAS (G3144 martyr), a fim de confirmar a ofensa (Mt 18:16); esse procedimento é equivalente ao usado em Deuteronômio 19:15; 

(c) Caso a apresentação das TESTEMUNHAS NÃO solucione o caso, a pessoa ofendida deve levar o caso ao GRUPO DE IRMÃOS (= igreja) (G1577 ekklesia) (Mt 18:17); 

(d) Caso a apresentação do caso ao GRUPO DE IRMÃOS (= igreja) NÃO solucione o caso, os irmãos na fé devem consideram essa pessoa que ofendeu, como se fosse um "não discípulo de Cristo (= pagão) (G1482 ethnikos)" e "ladrão (= coletor de impostos) (G5057 telones)" (Mt 18:17). 

[8] Jesus conclui, dizendo que (a) TUDO aquilo que o GRUPO DE IRMÃOS (= igreja) LIGAR (G1210 deo) na terra, será ligado no céu e (b) TUDO aquilo que o GRUPO DE IRMÃOS (= igreja) desligar (G3089 lyo) na terra, será desligado no céu (Mt 18:18) e (c) SE duas pessoas concordarem (G4856 symphoneo) sobre qualquer coisa que pedirem (G154 aiteo), o PAI trará à existência (G1096 ginomai) (Mt 18:19), pois onde houver duas ou três pessoas reunidas em nome de Jesus, Jesus estará no meio deles (Mt 18:20); essa passagem, em Mateus 18:15-17, NÃO especifica que tipo de pecado tal pessoa teria cometido, mas podemos ter uma ideia observando a passagem em 1Coríntios 5 (ver também 1Tm 1:20). 

1Coríntios 5:1-15  

[9] O apóstolo Paulo, falando sobre JULGAMENTO entre os irmãos na fé, disse o seguinte (1Co 5:11,12): O apóstolo Paulo comentou um caso na igreja de Corinto, em que um filho mantinha relações sexuais com a mãe (1Co 5:1) e o apóstolo Paulo diz que tal pessoa deveria ter sido EXCLUÍDA do meio dos irmãos (1Co 5:2) e Paulo determinou, juntamente com os irmãos, que tal malfeitor fosse "entregue a SATANÁS", para a destruição da carne, a fim de que o espírito fosse salvo (1Co 5:3-5 - 1Tm 1:20); o apóstolo Paulo disse que os irmãos (na fé) NÃO devem se associar com uma pessoa que se diga "irmão na fé", mas que seja uma pessoa (a) devassa, (b) gananciosa/avarenta, (c) idólatra, (d) maldizente, (e) beberrão e (f) ladrão, dizendo que NÃO se deve nem comer junto com tal pessoa (1Co 5:11), ou seja, tal pessoa deve ser TIRADA de entre o meio dos irmãos (1Co 5:13); devemos JULGAR NÃO segundo a aparência, mas com justiça (Jo 7:24); devemos jugar a nós mesmos (1Co 10:15) 

Quem deve ser excluído do Grupo de Irmãos:  

(a) pessoa devassa (sexualmente) (G4205 pornos);  

(b) pessoa gananciosa (G4123 pleonektes);  

(c) pessoa idólatra (G1496 eidololatres);  

(d) pessoa que só reclama (G3060 loidoros);  

(e) beberrões (G3183 methysos);  

(f) ladrões (G727 arpaks). 

[10] Não devemos julgar, nos seguintes casos:  

(a) NÃO devemos julgar a pessoa com o sentido de JULGAMENTO para a Salvação ou para a Destruição; Tiago (Tg 1:1) diz que NÃO devemos julgar as pessoas (Tg 4:11), com o sentido de julgamento para salvar ou destruir (Tg 4:12). Todas as pessoas serão julgadas, segundo suas obras  (2Tm 4:1 - Hb 9:27 - Ap 11:18 - Ap 20:12,13);  

(b) O apóstolo Paulo critica o JULGAR (Rm 14:10 - Rm 14:13) no sentido de JULGAR as pessoas pelo que elas COMEM/BEBEM (Rm 14:3 - Rm 14:6 - Rm 14:15 - Rm 14:21,23 - Cl 2:16), pelos DIAS que tal pessoa considera como especiais (Rm 14:5,6 - Cl 2:16); 

(c) NÃO devemos ser hipócritas; NÃO podemos querer tirar o cisco do olho de alguém, sendo que em nós mesmos, existe uma trave (Lc 6:36-41 - Mt 7:1-3 - Rm 2:3);   

Pedras Vivas

[11] Embora Jesus tenha chamado o apóstolo Simão Barjonas de PEDRO, um nome que significa "pedra" (Mt 16:17,18), ser "pedra" NÃO é uma EXCLUSIVIDADE do apóstolo PEDRO; a igreja é fundamentada sobre os apóstolos e profetas (Ef 2:20 - Ap 21:14), mas Cristo é a PEDRA ANGULAR (Ef 2:20 – At 4:11). Podemos ser PEDRAS VIVAS se obedecermos a Deus (I Pe 2:5) e podemos ser PEDRAS DE TROPEÇO, quando desobedecemos a Deus (I Pe 2:8 - Mt 16:23); o apóstolo Pedro afirmou que todos os crentes são pedras vivas (I Pedro 2: 4-8). Pedro declara que Jesus é pedra angular (At 4:11 – I Pd 2:4,6,7). Pedro também é chamado de “pedra de tropeço” quando diz que Jesus não deveria enfrentar a cruz (Mt 16:23).

 

HEBREUS 13:7 (compilado grego)

HEBREUS 13:17 (compilado grego)

1TIMÓTEO 5:17 (compilado grego).